quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Gil Vicente na escola

Orientados pelas professoras Maria Claudia C. Soares e Ana Maria Flauzino, alunos do 1º ano do EM, da Escola Coração de Maria encenam Gil Vicente. As apresentações aconteceram no dia 26.09.2014. 

A Farsa de Inês Pereira é considerada a peça mais divertida, complexa e humanista de Gil Vicente. O aspecto humanístico da obra vê-se pelo fato de que a protagonista trai o marido e não recebe por isso nenhuma punição ou censura, diferentemente de personagens de O Auto da Barca do Inferno e O Velho da Horta, que são castigadas por fatos moralmente parecidos.
Auto da Feira
O assunto desenrola-se numa feira, uma feira diferente onde se vende de tudo (enganos do Diabo, virtudes, Paz em troca de jubileus, mulheres) Uma feira que representa o mundo visto pelos olhos de Gil Vicente onde há o Bem, o Mal, a Santidade, o Pecado, a Pureza...
Nesta feira universal que irão desfilar cenas de grande comicidade, críticas cerradas e bastante originais.
Auto da Barca do Inferno, Obra de Gil Vicente que consegue se mostrar contemporânea.
Não é á toa que o livro “Auto da Barca do Inferno” de Gil Vicente, um clássico da literatura seja obrigatório, ele retrata a sociedade portuguesa do século XVI e ao mesmo tempo possui temas atuais, com uma boa sátira a sociedade.
O Auto é uma peça teatral, divida em cenas e atos, escrita em 1517. O cenário desta obra é um porto onde se encontram duas barcas, uma leva ao inferno e a outra ao paraíso, uma guiada por um diabo e a outra por um anjo, e sendo da decisão deles quem entra ou não em suas barcas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita!
Agora deixe seu comentário.
Volte sempre.