quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Atividade para turma do 1 ano

Atenção alunos e alunos do 1 ano do EM, material do profo. Cesar no link Atividades Professor.

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

SIMPÓSIO - AS PROFISSÕES

A E.E. Coração de Maria realizou no dia 27 de outubro de 2014 o Simpósio – As profissões. O evento é uma atividade do Projeto de Vida, para o ensino médio. O projeto esta sendo orientado pela professora Ana Maria Flauzino e diretora Neiva Maria Mattos.
Dentre as profissões apresentadas, tivemos a presença da dentista Carolina Almeida, psicóloga Keila de Oliveira, Advogado Jesus Eurico, Engenheiro Ambiental Ariel Ortiz, Engenheiro Elétrico/eletrônico Dimas Lara, bispo da arquidiocese de Campo Grande, que falou também sobre o projeto de vida, para que os/as jovens possam refletir sobre a carreira profissional, Jornalista Edivaldo Nascimento, da TV Morena, Medica Veterinária Adriana Medalha.

Nas palavras de uma aluna do 2 ano, “o simpósio foi mais que incentivar, foi oportunidade de conhecer, aprofundar sobre o futuro profissional”. E a manhã desta segunda-feira foi proveitosa para os/as aluno/as que estão se preparando para o ENEM.
O professor e advogado Jesus Eurico, motivou os participantes com perguntas, mostrou alguns livros/legislação, ligada as leis, mas motivando e dizendo da importância de estudar, de se preparar para exercer uma boa profissão. Ao final de sua fala sorteou alguns exemplares de sua autoria. 
O jornalista Edivaldo (TV Morena), iniciou sua fala perguntando sobre a leitura, e quem gosta de ler, dizendo que qualquer profissional precisa estar atualizado, ler, se interessar pelos assuntos, principalmente os ligado a sua profissão. Lançou um desafio para quem já esta pensando em atuar na área jornalistica - produzir um release sobre o evento (Simpósio). Ao final de sua fala fez a leitura de alguns. Vejamos a nota elaborada pela aluna Ariadine "Hoje, 27 de outubro de 2014, no período matutino,Escola Coração de Maria, aconteceu o Simpósio das Profissões. O evento foi com palestras proferidas por profissionais, possibilitando um olhar mais amplo, para melhor desenvolver um projeto de vida".
https://drive.google.com/file/d/0B4wloJrPs2DmWXNjWW9rZlFQT1U/view?usp=sharing

 

O evento foi finalizado com fala da professora Ana Maria e Ir. Neiva, agradecendo a presença e participação dos alunos, profissionais, que dispuseram-se de seu tempo, para estar conosco, e dos/as professore/as evolvidos. 




sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Formação continuada


Professores da escola, reúnem-se para  estudar e refletir, a temática Conselho de Classe -um espaço de reflexão. 

terça-feira, 21 de outubro de 2014

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

ALUNOS DO EM

Atenção alunos e alunas, vamos testar os conhecimentos, para prova do ENEM.
Professor Pedro (Filosofia) deixou um teste para vocês. Ir no link ATIVIDADES PROFESSORES. Para abrir em word, faça downloads.

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Gil Vicente na escola

Orientados pelas professoras Maria Claudia C. Soares e Ana Maria Flauzino, alunos do 1º ano do EM, da Escola Coração de Maria encenam Gil Vicente. As apresentações aconteceram no dia 26.09.2014. 

A Farsa de Inês Pereira é considerada a peça mais divertida, complexa e humanista de Gil Vicente. O aspecto humanístico da obra vê-se pelo fato de que a protagonista trai o marido e não recebe por isso nenhuma punição ou censura, diferentemente de personagens de O Auto da Barca do Inferno e O Velho da Horta, que são castigadas por fatos moralmente parecidos.
Auto da Feira
O assunto desenrola-se numa feira, uma feira diferente onde se vende de tudo (enganos do Diabo, virtudes, Paz em troca de jubileus, mulheres) Uma feira que representa o mundo visto pelos olhos de Gil Vicente onde há o Bem, o Mal, a Santidade, o Pecado, a Pureza...
Nesta feira universal que irão desfilar cenas de grande comicidade, críticas cerradas e bastante originais.
Auto da Barca do Inferno, Obra de Gil Vicente que consegue se mostrar contemporânea.
Não é á toa que o livro “Auto da Barca do Inferno” de Gil Vicente, um clássico da literatura seja obrigatório, ele retrata a sociedade portuguesa do século XVI e ao mesmo tempo possui temas atuais, com uma boa sátira a sociedade.
O Auto é uma peça teatral, divida em cenas e atos, escrita em 1517. O cenário desta obra é um porto onde se encontram duas barcas, uma leva ao inferno e a outra ao paraíso, uma guiada por um diabo e a outra por um anjo, e sendo da decisão deles quem entra ou não em suas barcas.